terça-feira, 10 de maio de 2011

Sociedade e aprendizagem


Conhecer e pensar não significa chegar à verdade absolutamente certa, mas sim dialogar com a incerteza”.
Vivemos em uma sociedade em que o saber e o ter já foram bens de valor moral social. Hoje vivemos os tempos do ter, em que não importa o que uma pessoa saiba ou faça, mas sim o que ela tenha.
Não convivemos mais com o analfabetismo e também não enfrentamos mais a pobreza extrema de outras décadas.
Hoje o que nos “incomoda” é a correria do dia-a-dia, é a concorrência e a competição no mercado de trabalho, é a necessidade de fazer tudo para ontem; são as tecnologias chegando com tudo, trazendo todo tipo de informação.
A sociedade está em constante transformação. A criança, o jovem de hoje, inseridos nesse contexto social necessitam exibir e ostentar, algo que tem ou muitas das vezes não, para garantir seu lugar como cidadão. Ele quer ser reconhecido.
A escola, o professor, mais do que nunca, deveria dar subsídios à esse aluno, estando preparado para receptá-lo, sabendo que este ser, já vem com bagagens (boas ou ruins),do meio onde vive com conceitos pré-elaborados.
A busca pelo aprimoramento profissional, já não é mais prioridade para o professor, já que o reconhecimento e a valorização desse profissional também não o são.
O nosso aluno é o reflexo da nossa sociedade que está ai; com muitas duvidas, incertezas e descontentamentos.
O que eu professor, posso fazer para tornar essa realidade um pouco melhor?
Muitos de nós não temos a noção do que está acontecendo, do que queremos que aconteça, aonde queremos chegar e o porquê.
Sabemos que ao longo da nossa vida, podemos adquirir o saber e o ter, de diferentes formas e meios, porém o ser só o teremos se praticarmos todos os dias com as pessoas que convivemos o amor.
Para ser feliz o ter, o saber e o ser devem estar presente no ser humano que almejamos para o futuro dos nossos sucessores.



Inês Tecchio.

Um comentário:

  1. Inês, particulmente, é um assunto que chama a minha atenção quando se refere ao "SER". Gostei muito da reflexão que fizeste, indo além do TER, que é algo tão "valioso" para muitas pessoas. Acredito que é preciso resgatar o "ser" que existe nas entranhas do ser humano.
    Abraços fraternos,
    Pra mim, você é uma pessoa muito especial, e a cada dia que te conheço, percebo o quanto és especial.
    Solange

    ResponderExcluir